Micropigmentação de Sobrancelhas

Aa micropigmentação surgiu como uma solução definitiva para ter sobrancelhas mais bonitas, fartas, naturais e marcadas. Mas justamente por ser um procedimento estético “definitivo” (pois pigmenta a pele) é que existem muitas dúvidas e mitos sobre o procedimento. 

Considerando que o desenho permanece aparente por muitos anos e que a sobrancelha tem um grande destaque na face, é essencial buscar um profissional qualificado para o trabalho. Assim, os riscos de os resultados não serem satisfatórios serão bem menores. 

img030-400x217.jpg

Quais tipos de efeitos de micropigmentação existem?

Dependendo do resultado que se deseja alcançar, existem vários efeitos que podem ser aplicados. Dentre as técnicas de micropigmentação estão:

  • Compacta – serve para deixar as sobrancelhas bem marcadas;

  • Shadow – confere um efeito suave de maquiagem;

  • Ombré – pigmentação mais clara em algumas áreas;

  • Efeito 3D – o desenho dos fios é realizado simetricamente e assimetricamente; 

  • Fio a fio – desenho dos fios, seguindo a mesma direção dos fios naturais, o que dá maior realismo no trabalho;

  • Efeito a mix – é uma combinação da fio a fio com shadow.

O procedimento pode ser feito com qualquer cor de pigmento?

Não importa se a cliente tem pelos mais escuros ou mais claros. Afinal, existem diferentes tons de pigmentos, dentre os tipos orgânicos e inorgânicos. 

Além disso, o micropigmentador profissional deve considerar não só a cor dos fios da sobrancelha, mas também o tom de pele do cliente e a cor do cabelo. Desse jeito, o resultado ficará o mais natural possível. 

É possível refazer o desenho da sobrancelha com a micropigmentação?

O formato natural das sobrancelhas até pode ser um pouco modificado – mais arqueado, por exemplo. Contudo, é importante enfatizar que a alteração não deve ser muito brusca, modificando totalmente a expressão original da cliente. 

Vale lembrar que cada rosto tem um formato e as sobrancelhas precisam estar harmonicamente alinhadas a esse formato de rosto e de olhos.

A micropigmentação pode ser a solução para a ausência completa de sobrancelhas?

Em alguns casos de alopécia total das sobrancelhas, novos fios podem ser desenhados com o procedimento. Um bom profissional vai saber realizar o procedimento de forma que as sobrancelhas pareçam naturais, respeitando o formato dos fios que existiam anteriormente na região.

Qualquer pessoa pode fazer a micropigmentação?

O procedimento pode ser feito em qualquer pessoa, até mesmo em gestantes, portadores de diabetes ou quem faz uso de remédios anticoagulantes. Mas, para isso, é necessário que o cliente tenha liberação médica. 

Além disso, a técnica pode ser aplicada a qualquer tipo de pele (seca, mista e oleosa), mas vale verificar se o cliente tem algum tipo de alergia ao pigmento. 

É necessário fazer retoque de quanto em quanto tempo?

A micropigmentação é um procedimento com durabilidade de seis meses a dois anos. Durante esse tempo, não é preciso realizar retoques. Assim, o retoque só é feito no primeiro mês, após a cicatrização e conforme avaliação do profissional. 

É válido continuar retirando os pelos da sobrancelha?

Aqueles pelinhos que nascem fora do desenho da micropigmentação não só podem como devem ser removidos. Essa é a forma de manter o desenho no formato ideal. 

As sobrancelhas podem ficar mais escuras nos primeiros dias?

Nas primeiras 72 horas após a micropigmentação, as sobrancelhas ficam com uma coloração mais acentuada. Depois de alguns dias, a tonalidade vai clareando conforme a pele cicatriza. Depois de 30 dias, a cor já fica bem mais agradável esteticamente.

 

Por que não se pode deixar a pele da região micropigmentada ressecada?

Enquanto a pele cicatriza, é preciso passar um hidratante para deixar a pele mais úmida, evitando o ressecamento. Afinal, é o ressecamento que pode comprometer a cicatrização, fazendo com a pele coce e a casquinha saia mais facilmente, o que afeta também a fixação do pigmento. 

Vale passar protetor solar na pele pigmentada?

Depois de cicatrizada, pode-se usar um protetor solar sobre as sobrancelhas. Isso vai proteger a pele da radiação solar e fazer com que o pigmento desbote menos com o passar do tempo.